• 29 jan 2018

    Lênin presente no XIV Congresso do Partido Operário Revolucionário (POR)

29 de janeiro de 2018

 Camaradas, iniciamos o Congresso prestando nosso reconhecimento a Vladimir Ilyich Ulyanov, Lênin. Em 21 de janeiro de 1924, o proletariado mundial perdia um de seus mais elevados dirigentes. Depois de Marx e Engels, seguramente, Lênin foi quem mais se destacou na elaboração e aplicação do socialismo científico. Muitos revolucionários contribuíram com essa tarefa, mas nenhum deles alcançou a altitude de Lênin como pensador, teórico, organizador do partido, estrategista da revolução proletária na Rússia e fundador da III Internacional Comunista.  O Partido Operário Revolucionário tem absolutamente claro que não é possível se constituir na vanguarda da revolução social sem que tenha assimilado profundamente o leninismo. Essa é uma tarefa que não se resolve da noite para o dia. Em quase três décadas de construção do partido, trabalhando incessantemente, ainda avançamos pouco na assimilação da obra de Lênin. O pouco que avançamos, porém, deu ao POR uma sólida base programática.

Camaradas, este Congresso deve estar voltado à tarefa de organizar a luta do proletariado sob a orientação de Lênin.

O leninismo é o marxismo da época imperialista, da época de decomposição do capitalismo, em outras palavras, da época de guerras, revoluções e contrarrevoluções. Sua teoria, teses e respostas programáticas edificadas no primeiro quarto do século XX mantêm toda sua vigência. A grandiosa experiência da Revolução Russa comprovou integralmente o socialismo científico. Lênin, com sua dedicação à construção do partido revolucionário e com o gigantesco esforço na aplicação da teoria científica de Marx e Engels, se constituiu em arma mortífera ao capitalismo. Está aí por que Lênin se transformou no revolucionário mais odiado pela burguesia, por seus intelectuais e pelos partidos da ordem. Está aí por que Lênin é o revolucionário mais temido por todos aqueles que se agarram com unhas e dentes na sustentação do capitalismo em decomposição.

O leninismo é o marxismo da época de construção dos partidos como vanguarda consciente do proletariado. Distintamente dos partidos socialistas que nasceram e se desenvolveram na época do capitalismo em ascensão, o bolchevismo, liderado por Lênin, expressou e expressa os partidos revolucionários da época de guerras, revoluções e contrarrevoluções. O reformismo e oportunismo se abrigaram nos velhos partidos socialistas, que se esgotaram traindo o proletariado assim que eclodiu a primeira Guerra Mundial imperialista. Lênin se destacará por estabelecer a concepção marxista do partido da era das revoluções proletárias.

Em franca luta política por erguer o partido proletário na Rússia, Lênin se confrontou com todas as demais correntes que se reivindicavam do socialismo. A condição para derrotá-las dependia da construção de um partido que encarnasse o programa da revolução. Compreendeu a necessidade de um partido que tivesse um funcionamento e uma estrutura regidos pelo centralismo democrático. Partido este que transformaria os mais aguerridos combatentes da classe operária em quadros conscientes, capazes de assimilar o marxismo e aplicá-lo na luta de classes e capazes de transformar as experiências vivas em teoria. Lênin, assim, trabalhou incessantemente para que o socialismo científico penetrasse nas fileiras do proletariado. A derrota ideológica da burguesia era o primeiro passo indispensável para a classe operária avançar em direção à tomada do poder. O partido como destacamento mais avançado ajudaria as massas exploradas a concentrarem e unirem suas forças contra o inimigo de classe.

Em fins de julho de 1914, iniciava a Primeira Guerra Mundial. A socialdemocracia alemã capitulava diante da conflagração inter-imperialista. A II Internacional já havia abandonado o marxismo. Em novembro de 1914, Lênin rechaçava o socialchauvinismo, afirmava o princípio do Manifesto Comunista de que “os operários não têm pátria”, que a tarefa revolucionária era transformar a guerra imperialista em guerra civil contra a burguesia e levantava a bandeira de constituição de uma nova Internacional. Dizia com toda convicção: “o imperialismo jogou uma carta sobre os destinos da civilização européia – se não se produz uma série de revoluções vitoriosas, outras guerras virão; o palavreado de que será a ´última guerra´ é uma fábula vazia e perigosa, uma mitologia pequeno-burguesa”. E fez o chamado ao proletariado mundial: “A II Internacional morreu, vencida pelo oportunismo. Abaixo o oportunismo e viva a III Internacional depurada, não apenas dos desertores, como também dos oportunistas!”   

 Lênin, assim, via concretamente o vínculo da revolução que se desenvolvia na Rússia com a Europa conflagrada e a urgente necessidade de pôr em pé uma nova Internacional. Em abril de 1917, exortava os bolcheviques a confiar na força do movimento revolucionário europeu e a se lançar na construção da nova organização mundial do proletariado: “Nosso partido não deve esperar, mas fundar imediatamente a III Internacional”.  Em 2 de março de 1919, Lênin fazia a abertura do 1º Congresso da Internacional Comunista. Suas primeiras palavras, na abertura, foram: “Antes de tudo, peço aos presentes que prestem homenagem à memória dos melhores representantes da III Internacional, Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo”. Termina contagiando os presentes com a convicção de quem esteve à frente do Partido Bolchevique e da Revolução Russa. “A burguesia pode continuar aplicando suas medidas repressivas, pode assassinar milhares de operários, mas a vitória será nossa: o triunfo da revolução comunista internacional está assegurado”. Eis as suas últimas palavras antes de dar início à seção do Congresso de fundação da III Internacional.

Camaradas, o XIV Congresso do POR faz suas essas palavras de Lênin.

O revisionismo estalinista destruiu o partido de Lênin, abriu caminho às forças restauracionistas no seio da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e concluiu liquidando a III Internacional, em 9 de junho de 1943. Em um breve comunicado, assinado por Dimitrov, os partidos comunistas do mundo todo, já profundamente estalinizados, receberam passivamente a notícia de que a III Internacional criada por Lênin havia sido dissolvida. Era o maior presente que Josef Stalin poderia dar aos aliados imperialistas na 2ª Guerra Mundial. Estava franco desenvolvimento a nova etapa histórica de crise de direção revolucionária mundial.

A Oposição Internacional de Esquerda, liderada por Leon Trotsky, vinha enfrentando a brutal perseguição do aparato burocrático e da polícia política do Kremlin. Cercada, de um lado, pelas forças estalinistas, e de outro, pela contrarrevolução imperialista, a Oposição de Esquerda fundou a IV Internacional, em 3 de setembro de 1938. Trotsky seguiu o exemplo de Lênin, lutando com toda a energia para manter alta a bandeira do internacionalismo proletário. O grito de guerra de Lênin em 1914 contra o oportunismo revisionista e os punhos cerrados em defesa da constituição da III Internacional foi a rocha sobre a qual se ergueu a IV Internacional. Mas já não tinha as condições revolucionárias a seu favor. Os marxistas nadavam contracorrente.

Camaradas, o XIV Congresso do POR reconhece integralmente os Primeiros Quatro Congressos da III Internacional. Reconhece o leninismo como a continuidade do marxismo na época do capitalismo imperialista, na época das revoluções proletárias e na época de transição da sociedade de classes para a sociedade sem classes. Reconhece a necessidade de superar a crise de direção construindo os partidos marxista-leninista-trotskistas. Reconhece, como demonstrou Lênin em sua luta pela fundação da III Internacional, que os partidos nacionais não são senão expressões do Partido Mundial da Revolução Socialista.

Camaradas, o XIV Congresso se realiza sob os ensinamentos de Lênin. Prestamos nossa homenagem revolucionária a Lênin, que sempre estará presente aqui e em toda parte onde os verdadeiros marxistas levantam o partido internacionalista do proletariado.

Camaradas, de punho cerrado, damos o  Viva à imortal contribuição do camarada Lênin para a emancipação do proletariado por eles mesmos.

VIVA Lênin! VIVA o Internacionalismo Proletário!